top of page
  • Writer's pictureLevel Tecnologia

Ransomware: saiba o que é, e entenda porque sua empresa deve ter muito cuidado com isso.

Updated: Mar 1, 2022

O que você vai aprender facilmente neste artigo:

• Formas e dicas de evitar os Ransomwares;

• O que é um Ransomware?;

• Como proteger a sua empresa de pragas virtuais como Ransomwares;

• Como a cloud computer (computação em nuvem) pode ajudar a evitar danos de ransomware.



São inúmeros os casos divulgados sobre ataques digitais à instituições, para você ter ideia, o Brasil carrega o título de segundo lugar no mundo, com maior número de ataques digitais. Temos um exemplo recente que ocorreu com o ataque hacker ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, (final de 2020), no qual os danos foram incalculáveis.


Ataques digitais deste tipo não se restringem só aos órgãos governamentais, é muito comum que aconteça em empresas privadas também, contudo, a maioria não divulgado para não comprometer a imagem da empresa. Imagine o problema que causaria na sua empresa se toda rede interna fosse afetada por duas semanas e paradas (isso em um cenário otimista).


No exemplo dado acima, o Ransomware que infectou o TJ-RS, espalhou-se na rede interna da sede, alterou os arquivos dos computadores para uma extensão própria, (por exemplo, o que era documento.docx virou documento.stj888) o que impedia o acesso de qualquer arquivo, como processos ou documentos dos computadores conectados na rede. Na maioria dos casos - se não houver pagamento da extorsão - ocorre uma perda total nos arquivos contaminados - e aí está aí a necessidade de um backup em nuvem.


Mas o que é um Ransomware?

Explicando de maneira fácil, o Ransomware é uma categoria de vírus digital, que infecta computadores e os ambientes de rede. Existem diversos tipos Ransomwares, mas em geral, possuem uma característica em comum, o seu modo de ação: que é de contaminar os computadores e fazer os arquivos de "refém". E para a vítima poder acessar os arquivos infectados novamente, ela será direcionada a uma página para realizar um pagamento (o resgate).

 
Migre o ambiente digital da sua empresa para a nuvem com a Level.

Com a Level é prático, rápido e seguro.

 

Minha empresa é pequena/média, há perigo de ser infectada por algum tipo de Ransomware?

Sim! Há diversas maneiras de uma rede ser infectada por esta ameaça, basta estar conectada à internet ou mesmo, através de mídias removíveis, como um pendrive, não importa o tamanho da sua empresa, seja ela pequena, média ou grande, se ela possuir um ambiente virtual como uma rede interna e com proteções frágeis, ela estará vulnerável.


Semanalmente, nós aqui da Level Tecnologia, recebemos "pedidos de socorro" de empresas que foram infectadas por estes tipos de pragas virtuais. Muitos destes casos não são possíveis de restaurações, depende do caso. O ransomware impede a empresa de reaver seus documentos e até mesmo, de acesso às informações e dados de seus clientes. São meses, anos de dados e trabalhos perdidos, e ainda, semanas com o ambiente de rede parado para reaver um novo ambiente digital.


Como proteger a minha empresa de ataques de Ransomware? Prevenir é melhor que remediar!

Como tratamos de ameaças digitais, inúmeros tipos de pragas que sofrem "melhorias" para aumentar o seu nível de efetividade em burlar proteções, não há um método 100% eficaz, basta ver grandes empresas sendo alvos de ataques de ransomwares como a JBS Alimentos que, recentemente teve que pagar uma quantia não revelada para os hackers liberarem seus arquivos ou mesmo a bilionária Colonial Pipeline, operadora de oleodutos responsável por quase a metade dos combustíveis para a costa leste dos EUA, e que também precisou pagar o resgate aos hackers por uma singela quantia de 5 milhões de dólares.

Mesmo sendo complicada uma proteção 100% efetiva, há maneiras de maximizar a proteção e principalmente, prevenir esta dor de cabeça.


Seguem algumas dicas nossas, para você evitar a infeção de ransomwares nas redes da sua empresa:

• Evitar abrir arquivos desconhecidos!

Sabemos que é difícil de manter esta prática para todos os funcionários, mas comunicar o perigo de uma infecção por ransomware ou outras pragas digitais é importante para os times, deixe claro os riscos que a empresa corre.


• Mantenha os backups dos arquivos, periódicos e atualizados

Alinhe com o T.I. da sua empresa para realizar os backups automatizados em um período não muito longo. Avalie um período tolerável de perdas caso haja um problema em seu servidor interno. Ou se achar importante que acompanhemos este processo, podemos auxiliar a sua empresa para as melhores opções de backups na nuvem.


• Dica de ouro: Backup em nuvem é a melhor opção para evitar dores de cabeças futuras

É importante que haja uma opção para alocar os dados da sua empresa em outro ambiente, assim você anula a possibilidade de o acesso externo de vírus e ransomwares aos dados, controla a instalação de arquivos desejados e ainda facilita o acesso aos dados escolhidos para o seu time de onde estiver. Podemos auxiliar você com serviços de backup em nuvem.


• Mantenha os sistemas operacionais sempre atualizados

Maneira fácil para manter o computador mais protegido com os recursos mais recentes do seu sistema operacional (windows, mac, linux) contra algumas pragas virtuais.


• Utilize antimalwares, antivirus e mantenha-os atualizados.

Esta dica é básica mas muitas vezes passa despercebida, manter os antivirus sempre atualizados é fundamental para reforçar a segurança digital da sua empresa. Há antivirus que fazem escaneamento da sua rede inteira. Converse com o T.I da sua empresa, e se precisar, converse com a gente para saber qual a melhor opção de segurança digital para a sua empresa.


Nossos serviços prezam a segurança digital das empresas de forma descomplicada, também potencializar as estruturas digitais para melhorar uma área que está cada vez mais inserida nos planos estratégicos empresarias. Investir na tecnologia da informação é investir em performance das equipes e consequentemente na empresa.


Fale com a gente, podemos auxiliar a sua empresa.




bottom of page